Maio Business Center

Acceler8

O que é Acceler8?

Acceler8 é um programa de aceleração de ideias onde durante 8 semanas, empreendedores, portadores de ideias de negócio, gestores e desenvolvedores de produtos e serviços e serviços terão acesso a todo um ecossistema e ferramentas que lhes permitem transformar as suas ideias em negócio. O programa inclui workshops práticos, formações, acesso a espaço de coworking, mentoria, acompanhamento e assistência técnica. No final os participantes terão a oportunidade de apresentação os seus projetos num pitch de 3 minutos, perante uma plateia de potenciais parceiros, financiadores e da comunidade empreendedora. Após este período de aceleração, terão ainda acesso a um programa de follow-up que inclui possibilidade de espaço de coworking ou incubação, mentoria e ainda acesso a formações, workshops e eventos de networking, durante 6 meses.

Quem pode participar?

O programa é aberto a qualquer pessoa que queira abrir um negócio na ilha de São Vicente ou desenvolver as suas competências empreendedoras. Entretanto, será dada prioridade a jovens (com idade entre os 18 e 35 anos) portadores de ideias de negócio com grande potencial e impacto social.

Como e onde posso me inscrever?

As inscrições devem ser feita através do preenchimento de formulário online, com um conjunto de informações e dados sobre o participante e a sua ideia de negócio (caso tiver). Uma equipa irá avaliar as candidaturas e fazer a seleção dos participantes, com base num conjunto de critérios previamente definidos.

O programa inclui um programa curricular com formações e workshops, acesso a espaço de coworking e um conjunto de serviços associados, acompanhamento e assistência técnica, mentorias, eventos de networking e ainda um demo day com a apresentação pitch dos MVB’s (Minimum Viable Business).

Programa Curricular

O programa contempla cerca de 67 horas de formação e workshops práticos, que visam desenvolver competências empreendedoras nos participantes e dotá-los de conhecimentos e ferramentas úteis para o design do produto/serviço, desenvolvimento do modelo de negócio e ainda a planificação e gestão operacional, comercial e financeira do seu negócio. 

Os workshops têm conteúdos muito práticos, com recurso a ferramentas práticas e pesquisa no terreno para que sejam os próprios participantes a trabalharem as suas ideias.

Acesso a Espaço de Co-working

Durante as 8 semanas todos os participantes terão acesso a espaço de coworking com um conjunto serviços e facilities associados, reunir com a equipa técnica do programa e com os mentores, para além estarem num ecossistema propício para trabalhar e desenvolver as respetivas ideias. O espaço de coworking inclui uma workstation partilhada, internet de alta velocidade, acesso a sala de reunião e videoconferência, serviço de telefonia, cópia impressão, scanner, entre outros.

Acompanhamento e Assistência Técnica

O programa terá uma equipa técnica que irá fazer o acompanhamento e dar assistência técnica aos participantes durante o decorrer do programa cada participante ou grupo de participante terá, obrigatoriamente, uma reunião de acompanhamento presencial por semana, com duração de uma hora, com a equipa técnica, sem prejuízo para outros encontros e reuniões mediante combinação prévia entre as partes.

Mentoria

Cada participante ou grupo de trabalho terá um mentor que o vai acompanhar ao longo do programa. O mentor e o mentorado terão um encontro semanal de uma hora, que pode ser presencial ou virtual, e podem encontrar/conversar sempre que acharem conveniente, mediante combinação prévia entre as partes. Durante o programa haverá ainda 2 sessões de Mentor Mix que reúne um grupo de mentores, de várias áreas, com os participantes do programa num evento de convívio e networking.

Eventos

O programa inclui um conjunto de atividades e eventos que visam colocar os participantes em contacto com parceiros e players do ecossistema, proporcionar-lhes oportunidades de networking e contacto direto com a realidade empresarial que irão enfrentar. O programa inclui 2 eventos de networking com a comunidade empreendedora, dois eventos de mentor mix, uma feira onde os participantes terão a oportunidade de apresentar os seus produtos/serviços (MVP’s) a potenciais clientes e parceiros, e ainda o Demo Day.

Follow-up

Após as oito semanas de aceleração os participantes terão ainda acesso a um programa de acompanhamento de 6 meses que inclui acesso a uma plataforma de alumni, mentoria, e ainda possibilidade de acesso a incubação e/ou coworking, formação e capacitação em condições vantajosas.

Demo Day – Apresentação PITCH

No final das 8 semanas de aceleração os participantes terão a oportunidade de apresentar os seus respetivos ‘Negócio Mínimo Viável’ num pitch de 3 minutos perante um corpo de jurados e uma plateia de potenciais financiadores e investidores, parceiros e toda a comunidade empreendedora. Os melhores projetos serão premiados.

fam